1) http://portacurtas.org.br/filme/?name=sentimentario
Achei muito delicado o vídeo, e muito interessante a proposta de criar o próprio dicionário mostrando de forma lúdica o significado das palavras. Para trabalhar com a matemática procuraria fazer com que o aluno dentro do possível estabeleça uma ligação com algo concreto para guardar o significado.
2) https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
A proposta da aula desse professor é muito boa, a maneira de explicar é simples, mas muito didática. São poucos os professores que usam a fórmula de juros simples com a divisão por 100. Já usei essa fórmula e o resultado foi bem positivo.
3) http://www.3deducation.com.br/designmate/matematica01.html
Escola Digital . Extremamente criativo, show a apresentação da demonstração geométrica do Teorema de Pitágoras. Animação 3D. Vou inseri-la na minha webquest.
4) http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/mundo_trigonometria/index.html
A animação apresenta algumas situações onde encontramos a trigonometria em nosso cotidiano. É muito interessante, pois conseguiremos mostrar que a matemática é uma ciência que se aplica em diversas áreas e até em situações bem simples do nosso dia a dia, embora algumas pessoas, acreditam que não há aplicação.
5) http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4628
Assistindo o vídeo Matemática nas feiras e mercado, uma sugestão dada foi de como calcular o volume de uma batata de maneira muito simples. E aproveitando a disposição das frutas nas bancas podemos trabalhar com estimativas de quantas frutas há sem precisar contá-las uma a uma, apenas usando as formas geométricas.
6) http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4608
A matemática na Arte um vídeo que explora os pintores que usam a geometria em suas obras. O que me despertou o interesse foi trabalhar o Teorema de Pitágoras através da ideia do Tangran e construir com os alunos o quebra-cabeça.
7) http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4605
Matemática na construção, podemos trabalhar as propriedade dos polígonos e em especial os triângulos já que eles são usados na construção de telhados devido as suas propriedades. Os degraus são determinados através da fórmula algébrica.
Glei
ResponderExcluirao fazer minha pesquisa navegando pelas mídias, também achei interessante o vídeo disponível na TVescola sobre a matemática na feira.
É simples como podemos ligar o nosso cotidiano ao conteúdo trabalhado em sala de aula, o uso das mídias só facilita o que muitas vezes já fazemos usando o imaginário, é como se estivessemos passando do abstrato para o concreto num simples click. ótimas escolhas as tuas
Glei, eu olhei os teus vídeos onde a matemática entra em todas as atividades diárias de um indivíduo, achei muito interessante e parti em busca de vídeos que falassem de matemática e biologia e encontrei vários que podem ser aplicados de forma interdisciplinar, dá uma olhadinha lá no meu blog e acredito que vais achar uma utilidade na tua escola juntamente com teus colegas de biologia ou ciências, vai ser muito interessante.
ResponderExcluirOi Glei, adorei tuas escolhas. Utilizo muito o portacurtas e a tvescola. Sempre encontramos algo que podemos adaptar a nossa realidade. Em especial, este portacurtas o "Sentimentário" além de ser lindo nos dá uma lição. Já trabalhei em Geografia com meus alunos de 6 e 7 anos. O resultado foi maravilhoso. Tive inclusive a oportunidade de conhecer melhor meus alunos. Abraços.
ResponderExcluirOi Lilian, eu conheci o "portacurtas" agora no curso e já estou fã, encontramos vídeos excelentes. Parabéns pela realização do sentimentário, achei que seria, mesmo, muito interessante em trabalhar com os nossos alunos. Já com a matemática não é fácil, pois ela não é muito romântica! Olha que eu uso diversos argumentos para torná-la romântica! Abraços.
ResponderExcluirGurias: Lilian e Glei, quer coisa mais romântica que uma rima? Pois a Matemática quando dá toda certinha faz isso! Ela RIMA!!!! heheehehhehe
ResponderExcluirBjks, Gurias!
Oi Glei, muito bom esses vídeos do Bigode, as relações da matemática com as artes foi espetacular. Beijos.
ResponderExcluirOi, Glei! Achei muito legal que tenha encontrado atividades bem variadas na matemática, pois estas vão enriquecer muito a aprendizagem dos alunos. Às vezes, o que eles precisam é de uma nova visão, um novo olhar sobre o mesmo assunto. Bjs
ResponderExcluirOi, Glei!
ResponderExcluirParabéns pela sua escolha bem sentimental, assim como o dicionário do menino “sentimentário”. Impressionante a sua definição de dicionário como ele mesmo comenta: “...dicionário é chato um montão de palavras e mais nada, frio e inútil...” No que ele contesta e que vai inventar um dicionário de sentimentos cheio de cores, de cheiros e sabores com suas lembranças...e que vai se chamar sentimentário. Lindo o significado do menino sobre o seu próprio dicionário!
Abraços, Vania