Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos

As autoras chamam a atenção para a necessidade das escolas trabalharem com os alunos visando o futuro, já que elas ainda não conseguiram fazer isso. A educação tem o papel de preparar o aluno para entender os dados e fazer a leitura das informações, de forma que o que for realizado hoje será percebido no futuro. Destaca que a sala de aula precisa oportunizar meios em que os alunos interajam com diferentes contextos, possibilitando a realização de trabalhos cooperativos e colaborativos. As autoras acreditam que os trabalhos realizados com esse propósito podem facilitar uma leitura do mundo em que vivem, proporcionando a esta geração um senso maior de responsabilidade e solidariedade. O argumento do texto apresenta uma análise crítica entre as diferentes metodologias empregadas pelos professores ao trabalhar com projetos de ensino ou de aprendizagem, destacando algumas temáticas e a forma como cada docente trabalha e explora essas questões. Além disso, o texto relata a experiência de trabalhos com projetos de aprendizagem, onde o professor abre espaço para que os alunos formulem suas próprias indagações. Para as autoras a grande dificuldade reside na desarmonia que há quanto a forma de pensar do professor com a forma de pensar do aluno, porque muitas vezes o professor limita o aluno quanto ao campo espacial e ao campo informacional. Referência: MAGDALENA, B.C.; COSTA, I.E.T. O local e o global do professor e do aluno não são os mesmos. Disponível em: http://www.artmed.com.br/patioonline/fr_conteudo_patio.php? codigo=922&secao=54&pai=53. Acesso em: 15/07/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário